APELO URGENTE DA RDDH CONTRA A PERSEGUIÇÃO E INTIMIDAÇÃO DE UM DEFENSOR DOS DIREITOS HUMANOS

A Rede dos Defensores dos Direitos Humanos (RDDH) manifesta sua profunda preocupação com os alarmantes atos de perseguição e intimidação contra defensores dos direitos humanos, incluindo invasões domiciliares que violam direitos fundamentais à privacidade, segurança e dignidade.

RDDHGB

4/12/20252 min read

Tomamos conhecimento, por meio da Direção da Liga Guineense dos Direitos Humanos, de que o Dr. Bubacar Turé, presidente da Liga, está sendo perseguido e intimidado pelo atual regime desde o dia 11 de fevereiro. No sábado, 12 de abril, sua residência foi invadida por forças de segurança, sem mandado judicial e sem o consentimento da família. A ação, realizada sob a alegação de busca pelo presidente da Liga, resultou em profunda perturbação, especialmente para as crianças e demais membros da família, que foram forçados a presenciar a cena constrangedora.

A denúncia feita pelo Dr. Turé destaca questões cruciais sobre a qualidade do tratamento na Unidade de Hemodiálise e a proteção dos direitos dos utentes à saúde e à vida digna. Ao levantar essas preocupações, ele busca garantir que autoridades e sociedade civil se concentrem na melhoria dos serviços de saúde, com mais transparência, responsabilidade e condições dignas para os pacientes renais.

Diante desse cenário de repressão, a RDDH repudia veementemente a tentativa de silenciar vozes que atuam incansavelmente pela defesa dos mais vulneráveis. O Dr. Bubacar Turé tem sido voz ativa na denúncia de irregularidades e falhas na Unidade de Hemodiálise do Hospital Simão Mendes, inclusive após a transferência do serviço para um novo espaço recentemente inaugurado.

A RDDH condena essas ações inaceitáveis que atentam contra a liberdade e a dignidade humana, e insta a comunidade internacional, organizações da sociedade civil e políticos comprometidos com os direitos humanos a tomarem medidas urgentes para garantir:

  • 🛡️ A proteção dos defensores dos direitos humanos e de suas famílias;

  • 🔍 Investigações imparciais e transparentes sobre os casos de perseguição e intimidação;

  • ⚖️ A responsabilização legal dos autores da perseguição e invasão da casa do Dr. Bubacar Turé.

Apelamos também às autoridades de segurança e justiça para que se comprometam com o respeito aos direitos fundamentais e implementem mecanismos eficazes de prevenção a novas violações.

Reforçamos que a luta por justiça e igualdade é uma responsabilidade coletiva. Quando atacam defensores dos direitos humanos, atacam os pilares da nossa sociedade. Não nos calaremos diante de tamanha injustiça.

"DEFENDENDO A DIGNIDADE, PROTEGENDO OS DEFENSORES"

📍 A Coordenação Nacional – RDDH