Comunicado à Imprensa: Conduta Indigna do Presidente da República na Guiné-Bissau

No dia 13 de julho de 2024, a população da Guiné-Bissau foi novamente surpreendida com uma atitude lamentável por parte do Presidente da República, durante seu retorno da República Popular da China.

Comunicado à Imprensa: Conduta Indigna do Presidente da República

7/15/20241 min read

Incidente de Comportamento do Presidente da República

No dia 13 de julho de 2024, a população da Guiné-Bissau foi novamente surpreendida com uma atitude lamentável por parte do Presidente da República, durante seu retorno da República Popular da China. O presidente proferiu palavras insultuosas e obscenas direcionadas a um jornalista, um comportamento indigno de sua posição.

Responsabilidade da Autoridade Máxima

É frequente que o presidente adote esse tipo de comportamento, atacando jornalistas e desrespeitando sua função crucial na sociedade. Como autoridade máxima da nação, o presidente deve ser o símbolo da unidade nacional e agir com respeito e decoro em todas as circunstâncias.

Posicionamento da Rede dos Defensores dos Direitos Humanos

A Coordenação Nacional da Rede dos Defensores dos Direitos Humanos emite o seguinte comunicado:

1. Condenação do Comportamento do Presidente da República: Repudiamos veementemente as ações do presidente.

2. Apelo por Melhorias no Comportamento: Chamamos atenção ao presidente para que melhore seu comportamento e represente dignamente o Estado e o povo da Guiné-Bissau.

3. Solidariedade com o Jornalista Agredido: Expressamos nossa solidariedade ao jornalista vítima de insultos.

4. Apoio à Imprensa Livre: Encorajamos todos os jornalistas a continuarem firmes na luta por uma imprensa livre, independente de interesses políticos.

Conclusão: Defesa da Dignidade e dos Defensores

A Coordenação Nacional reitera seu compromisso com a defesa da dignidade e dos direitos dos cidadãos, e continuará a proteger os defensores dos direitos humanos em todas as circunstâncias.

Assinatura: A Coordenação Nacional /

Bissau, 15 de julho de 2024