COMUNICADO À IMPRENSA SOBRE CASO DO DR. LUIS VAZ MARTINS

Advogado, Defensor dos Direitos Humanos e antigo Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos Dr. Luis Vaz Martins está a ser vítima de sérias ameaças à sua vida e integridade física, por ter emitido a sua opinião no debate semanal na Rádio Capital FM, no programa radiofônico em que ele é um dos comentadores.

RDDHGB

12/12/20241 min read

A Rede dos Defensores dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau tomou conhecimento através dos órgãos de comunicação social de que o Advogado, Defensor dos Direitos Humanos e antigo Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos Dr. Luis Vaz Martins está a ser vítima de sérias ameaças à sua vida e integridade física, por ter emitido a sua opinião no debate semanal na Rádio Capital FM, no programa radiofônico em que ele é um dos comentadores.

Perante a gravidade desta denúncia e por ser um Defensor dos Direitos Humanos que apenas quer contribuir com a sua ideia e opinião no processo de desenvolvimento do seu país.

A Rede dos Defensores dos Direitos Humanos, na sua missão de proteger e promover os Direitos dos Defensores, vem chamar atenção, mais uma vez, de que ameaças como essas são inaceitáveis num Estado de Direito democrático e representam uma grave violação dos direitos fundamentais. Pelo que, exige às autoridades competentes, no sentido tomar medidas imediatas para garantir a segurança do Dr. Luís Vaz Martins.

Outrossim, a Rede dos defensores dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau está a acompanhar o desenvolvimento desta informação, assim como monitorar todos os atos que possam pôr em causa a integridade física e a vida do Defensor em causa.

De lembrar que a defesa dos direitos humanos é essencial para a construção de uma sociedade justa e igualitária.

Ora, não podemos permitir que aqueles que lutam por valores de dignidade humana, liberdade, justiça, transparência e responsabilidade sejam silenciados por ameaças e intimidações.

A luta continua!

“DEFENDENDO A DIGNIDADE, PROTEGENDO OS DEFENSORES”

Bissau, 12 de dezembro de 2024

A Coordenação Nacional