NOTA DE PREOCUPAÇÃO E DE SOLIDARIEDADE AO ADVOGADO, MARCELINO INTUPE

Advogado, Marcelino Intupe, Defensor dos direitos humanos, foi ameaçado com palavras intimidatórias enquanto mandatário judicial numa sessão perante o coletivo dos Juízes do Tribunal Regional Militar.

RDDHGB

12/3/20241 min read

A Rede dos Defensores dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau tomou conhecimento e tem registado com preocupação, mais uma vez, um incidente ocorrido este mês, no dia 02, concretamente no Tribunal Regional Militar em que o Ilustre Advogado, Marcelino Intupe, Defensor dos direitos humanos, foi ameaçado com palavras intimidatórias enquanto mandatário judicial numa sessão perante o coletivo dos Juízes do Tribunal Regional Militar.

Esta ameaça intimidatória foi perpetrada por Senhor Venerando Presidente do Tribunal Superior Militar, Major General Quintino Quadé, exigindo ao Dr. Marcelino Intupe a desmentir à sua declaração em que imputava a responsabilidade pelo não cumprimento da decisão do tribunal.

Ora, perante este incidente grave e condenável, a Rede dos defensores dos Direitos Humanos, vem expressar a sua profunda preocupação com ondas de ataques aos defensores dos direitos humanos num momento em que se celebra a Quinzena dos Direitos Humanos e exige uma postura responsável das pessoas que agem em nome dos órgãos de soberania, como sabem os tribunais desempenham um papel crucial na administração da justiça e na proteção dos direitos e liberdades dos cidadãos e os advogados na sua missão de promoção de justiça, lutam para garantir que o sistema judicial funcione de maneira eficiente e justa, defendendo reformas e melhorias quando necessário.

Outrossim, a RDDH-GB, vem expressar a sua total solidariedade para com o Dr. Marcelino Intupe, encorajando lhe a continuar a trilhar o seu caminho na luta pela defesa dos direitos humanos.

A luta continua!

“DEFENDENDO A DIGNIDADE, PROTEGENDO OS DEFENSORES”

Bissau, 04 de dezembro de 2024

A Coordenação Nacional